Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Monogereion carajensis R.M.King & G.M.Barroso CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 18-04-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado doPará, na região de Carajás, com AOO de 8 km². É encontrada em um local em situação de ameaça, sendo a principais a degradação e perda do habitat com aimplantação do Pólo Siderúrgico de Carajás na região.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Monogereion carajensis G.M.Barroso & R.M.King;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Monogereion é distinto de todos os demais gênerospor suas folhas trifolioladas, papus com uma única e longa aresta e a pilosidadeque ocorre ao longo de todos os dois terços superiores da superfície interna da corola (Barroso; King, 1971).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Ocorre no Estado do Pará (Hattori, 2012)

Ecologia

Subarbusto ereto com cerca de 60 cm de altura. Caule estriado, folhas membranáceas,oval a oblonga, pilosidade glandular esparsa. Capítulo campanulato, floresliguladas com corola rósea (Barroso; King, 1971).

Ameaças

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Dentre as principais ameaças da região de Carajás, PA, estão os projetosde desenvolvimento do pólo de mineração com destaque para o Pólo Siderúrgico deCarajás. As principais consequências ambientais dessas atividades estãoassociadas com o desflorestamento e a degradação de florestas tropicais (Reis, 2001).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Criticamente ameaçada" (CR) pela Lista vermelha da flora do Pará (COEMA-PA, 2007).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela Lista vermelha daflora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- REIS, E.J. Os impactos do pólo siderúrgico de Carajás no desflorestamento da Amazônia brasileira. In: ABREU, A.R.D.; CRUZ, C.H.D.B.; CARDIM, C.H.; SILVA, C.G.D.; ALCâNTARA, L.; OLIVEIRA, N.B.D. Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência. Brasília, DF: Parcerias Estratégicas, 2001.

- BARROSO, G.M.; KING, R.M. New Taxa of Compositae (Eupatorieae) from Brazil. Brittonia, v. 23, n. 2, p. 118-121, 1971.

- HATTORI, E.K.O. Monogereion in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB080705>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- COEMA - CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Instrução Normativa n. 02/2010, Diário Oficial do Estado do Pará, 2010.

Como citar

CNCFlora. Monogereion carajensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Monogereion carajensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 18/04/2012 - 15:09:50